Ariana Mendonça
Fagotista
Natural do Espírito Santo, Ariana Mendonça é mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Aos 13 anos, começou no saxofone pelo projeto social Banda Júnior da PMES. Dois anos depois, passou a estudar fagote com o Professor Antônio Paulo Filho, através do projeto social Vale Música. Ariana é bacharela em Fagote pela Faculdade de Música do Espírito Santo, orientada pela professora Raquel Carneiro (MG) e, posteriormente, pelo professor Francisco Formiga (SP). Realizou uma pós-graduação em Educação Musical pelo Centro de Estudos Avançados em Pós-graduação e Pesquisa - CESAP e completou diversos cursos de aprimoramento, incluindo uma extensão universitária na modalidade de difusão, além do curso de Fagote na USP com o Professor Fábio Cury (SP).
Além de integrar a Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (OSES), Ariana Mendonça faz parte da Orquestra Sinfônica de Mulheres do Brasil, da Orquestra Filarmônica Moderna e da Filarmônica de Mulheres do Espírito Santo, onde também se destaca como solista.
Atualmente, é professora de fagote na Faculdade de Música do Estado do Espírito Santo. Seu foco principal abrange temas como música de câmara, fagote, quinteto de sopros, instrumentos de sopro e práticas interpretativas. Ela é considerada a primeira e, até o momento, a única mulher capixaba a se profissionalizar neste instrumento em seu estado.